PHTLS

MISSÃO DO PHTLS

O Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) é um programa de formação de técnicos de saúde que actuam ao nível Pré-hospitalar, desenvolvido pelaNational Association of Emergency Medical Technicians(NAEMT) em parceria com o Comité do Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões (ACS/COT). O PHTLS desenvolve e divulga material e informação científica, assim como promove a excelência na prestação de cuidados  à vítima de trauma.

COMO SE DESENVOLVEU O PHTLS?

Em 1979, com a criação do Colégio Americano de Cirurgiões, os cuidados prestados a vítimas de trauma evoluíram de forma significativa. O Dr. Norman McSwain acreditava que o projecto iniciado teria um profundo impacto na forma de atendimento às vítimas de trauma, principalmente se o mesmo fosse incorporado na formação das equipes de socorro pré-hospitalar.
O Dr. McSwain, membro fundador da NAEMT com o apoio do presidente da associação, Gary Labeau, começou a esboçar planos para uma versão pré-hospitalar do Advanced Trauma Life Support (ATLS). 
Os cursos iniciais davam ênfase ao Suporte Avançado de Vida no Trauma. Em 1986 foi desenvolvido um curso que abrangia também Suporte Básico de Vida no Trauma, curso este que cresceu de forma exponencial. 
Para responder à procura do curso, procurando assegurar a continuidade e a qualidade, tornou-se imperativa a criação de uma rede de instrutores nacionais e internacionais. Em cada país existem coordenadores nacionais e regionais, que com os instrutores afiliados, garantem a consistência do curso.

Em Portugal as primeiras iniciativas relacionadas com o PHTLS tiveram início na década de 90, quando vários técnicos de saúde se deslocaram a diversos países para participar em cursos de operacionais PHTLS. Em Abril de 2001 a primeira equipa de candidatos a instrutores participou num curso combinado operacional/instrutor em Chicago para que assim fosse possível iniciar o programa em Portugal. Em Setembro do mesmo ano realizaram-se em Portugal os primeiros dois cursos de operacionais e um curso de instrutores. Nestes cursos estiveram os responsáveis pelo PHTLS a nível Internacional, o Dr. Norman McSwain e o Director Internacional Will Chapleau. Desde essa data o PHTLS tem vindo a crescer em Portugal, tendo-se tornado num programa de formação contínua fundamental e de referência para quem diariamente aborda vítimas de trauma, quer no contexto profissional quer em regime de voluntariado.

O QUE É DIFERENTE NO CURSO PHTLS?

ESTÁ PROVADO O curso PHTLS representa uma oportunidade de melhorar a qualidade dos cuidados prestados, contribuindo para a redução da mortalidade e morbilidade das vítimas de trauma.

PROMOVE O SENTIDO CRÌTICO O PHTLS promove o espírito crítico como ponto de partida para que sejam efectivados cuidados de qualidade.
O PHTLS sempre defendeu que, se for fornecida uma boa base de conhecimentos, os profissionais são capazes de tomar as melhores decisões sobre a prestação de cuidados.

É RÁPIDO DE IMPLEMENTAR – Os materiais para os instrutores e de suporte à gestão do curso, provenientes de uma rede integrada e global do PHTLS, permitem focar mais atenção no ensino e menos tempo na gestão.

TEM AUTORIDADE  Este curso foi desenvolvido por líderes nesta área – a Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica dos Estados Unidos(NAEMT) e Comissão de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões.

É INCLUSIVO  O curso PHTLS está estruturado de modo a incluir tripulantes de ambulância com níveis de formação diversos, enfermeiros e médicos.

É ACTUAL  O PHTLS é actualizado e revisto a cada 4 anos de modo a reflectir o “estado da arte” no que se refere à produção de conhecimento científico e à inclusão das guidelines do ATLS.

É FLÉXIVEL  O curso PHTLS pode ser incorporado na formação inicial ou na formação contínua dos profissionais do Pré-hospitalar.

É CONSISTENTE  O apoio de uma organização internacional assegura a consistência de todos os programas PHTLS.

É RECOMPENSADOR  O curso PHTLS ajuda os profissionais de saúde do Pré-hospitalar na sua formação contínua, fornecendo-lhes ferramentas de trabalho objectivas e eficazes.

É GRANDE Centenas e centenas de tripulantes de ambulância, enfermeiros e médicos em todo o mundo, civis e militares, fizeram o curso PHTLS e estão melhor preparados para ajudar vítimas de traumatismos graves.

 

QUAIS OS CONTEÚDOS DO PHTLS?

O PHTLS demonstra solidez nas áreas em que outros programas revelam fragilidades. O curso centra-se na avaliação e abordagem de vítimas de trauma em ambiente pré-hospitalar – como identificar, tratar e transportar estas vítimas para o hospital adequado garantindo elevada qualidade de cuidados prestados e aumentando de forma efectiva a hipótese de sobrevivência.

Os formandos do PHTLS aprendem a:

  • Identificar o mecanismo de lesão
  • Reconhecer lesões que colocam em risco a vida
  • Relacionar os traumatismos com a anatomia e fisiologia
  • Avaliar e tratar vítimas de trauma
  • Desenvolver as intervenções adequadas
  •  
  •  

As estações práticas do Curso PHTLS incluem:

  • Via Aérea e Ventilação
  • Avaliação e Tratamento
  • Extracção Rápida
  • Imobilização da Coluna
  • Avaliação Pediátrica
  • Imobilização Pediátrica
  • Cenários de Avaliação

 

CONSEGUIU O PHTLS DAR PROVAS DO SEU VALOR?

Resultados publicados no The Journal of Trauma: Injury, Infection, and Critical Care indicam que a aquisição de conhecimentos e competências veiculadas no PHTLS estão associados à redução das taxas de mortalidade e morbilidade das vítimas de trauma nos Estados Unidos.

O estudo refere que:

"Verificou-se uma redução da mortalidade nas vítimas de trauma de 15.7% para 10.6% depois do curso PHTLS."

"Conseguimos demonstrar neste estudo que, após o desenvolvimento do programa PHTLS passou a realizar-se melhor controlo da via aérea, controle da coluna cervical, imobilização de fracturas, controle de hemorragias e a administração de oxigénio. Estes factores contribuem para que as vítimas cheguem ao hospital em melhor estado. Estas condições, por sua vez, contribuem não só para aumentar as suas possibilidades de sobrevivência e recuperação assim como contribuem para diminuir a taxa de morbilidade depois de ocorridas as lesões."

Ali J, Adam RU, Gana TJ, et al. 
Effect of the Prehospital Trauma Life Support Program (PHTLS) on prehospital trauma care. 
The Journal of Trauma: Injury; Infection, and Critical Care 1997:42:786.

Fonte: www.emergenciaxxi.org/emergenciaxxi/files/phtls.html

Página inicial - Sobre Nós - Cursos - Contate-nos - Mensagens - Novidades - Galeria de fotos - ATLS - PHTLS - Links