ATLS

O Suporte Avançado de Vida no Trauma, tradução do inglês Advanced Trauma Life Support (ATLS), é um programa de treinamento para médicos e paramédicos para o manejo de casos detrauma físico agudo, desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões. O programa já foi adotado mundialmente em mais de 40 países,[1] às vezes sob o nome de Early Management of Severe Trauma (EMST), especialmente fora da América do Norte. Seu objetivo é ensinar uma abordagem simplificada e padronizada aos pacientes com trauama. Inicialmente planejado para situações de emergência onde somente um médico e uma enfermeira estivessem presentes, o ATLS é hoje amplamente aceitado como o padrão de cuidado para a avaliação inicial e tratamento.

A premissa do programa ATLS é tratar a maior ameaça à vida antes. Ele defende que a falta de um diagnóstico definitivo e de uma história detalhada não deve tornar mais lenta a aplicação do tratamento indicado para a lesão que traz risco à vida, com as intervenções mais críticas em relação ao tempo sendo realizadas mais precocemente. Entretanto, há evidências mistas que demonstram que o ATLS melhora o desfecho dos pacientes.

 

O programa ATLS é um programa de formação contínua, destinado a médicos, que propõe uma forma coerente e sistematizada de abordagem do doente politraumatizado. Integrando uma componente teórica e outra prática, centra-se na "primeira hora" de abordagem hospitalar do doente politraumatizado e inclui o treino da avaliação, ressuscitação e tratamento inicial, estabilização e, quando necessário, da transferência do doente. O cursto ATLS realizou-se pela primeira vez nos Estados Unidos em 1978, tendo sido adotado pelo American College of Surgeons como parte integrante do seu programa formativo. Hoje em dia é realizado regularmente em 32 países, com o apoio das respectivas Sociedades de Cirurgia.

Página inicial - Sobre Nós - Cursos - Contate-nos - Mensagens - Novidades - Galeria de fotos - ATLS - PHTLS - Links